Na
dinâmica da vida social o poder exerce forte fascínio sobre as criaturas.
Muitas pessoas desejam ocupar cargos que lhes conceda poder sobre outros
indivíduos,
mas poucas sabem exercer esse encargo com autoridade.
Ter
poder não é o mesmo que ter autoridade.
O
poder "é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por
causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer."
A
autoridade é "a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o
que quer, por causa de sua influência pessoal."
Para
exercer o poder não é necessário ter coragem nem inteligência avantajada.
Crianças menores de dois anos são mestras em dar ordens a seus pais.
A
história da humanidade registrou os feitos de muitos governantes déspotas e
insensatos.
Mas,
para ter autoridade sobre pessoas é preciso um conjunto de habilidades
especiais.
Uma
pessoa pode exercer autoridade mesmo não estando num cargo de poder, enquanto
outra pode estar no poder e não ter autoridade alguma sobre seus subordinados.
Em
uma sociedade injusta, o poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado.
As
pessoas podem ser colocadas no poder porque são parentes ou amigas de alguém,
porque têm dinheiro, uma posição social de destaque ou outra conveniência
qualquer.
Mas
com a autoridade isso não ocorre.
A
autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. Diz respeito
a quem você é como pessoa, ao seu caráter e à influência que exerce sobre
terceiros.
Para
estabelecer autoridade, o líder precisa ser honesto, confiável, responsável,
respeitoso, entusiasta, afável, justo, dar bom exemplo, ser bom ouvinte.
Quem
não tem autoridade pensa só nas tarefas e exige que suas ordens sejam
cumpridas.
Quem
tem autoridade pensa nas tarefas, mas cuida também dos relacionamentos.
No
processo administrativo há sempre essas duas dinâmicas em jogo: a tarefa e
o relacionamento.
Atender
uma, em detrimento da outra, é caminho curto para o fracasso.
E
conseguir o equilíbrio entre ambas é uma característica de quem exerce
liderança com autoridade.
Assim
sendo, se você é um líder e precisa lembrar isto às pessoas, é porque você não
é.
Mas
se você não está no poder e mesmo assim as pessoas buscam suas orientações, é
porque você tem autoridade.
Pense
nisso, e lembre-se: liderar é executar as tarefas que estão sob sua
responsabilidade ao tempo em que constrói bons e duradouros relacionamentos.
O
líder ideal é aquele que, pela sua autoridade intelecto-moral, inspira os seus
colaboradores e os eleva à condição de amigos.
Quem
tem autoridade efetiva não teme perdê-la ao se aproximar dos outros e tratá-los
exatamente como gostaria que os outros o tratassem.
Assim,
se você é responsável pela condução de outros seres, medite quanto à
responsabilidade que lhe cabe sobre os destinos dessas pessoas e procure ser
alguém com autoridade, e jamais apenas alguém que detém o poder.
Pense
nisso, e procure ouvir os que convivem com você mais de perto.
com
base no cap. 1, do livro O Monge e o Executivo, de James C. Hanter, ed.
Sextante .
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